Outra forma utilizada pelo IMAB para a consecução de seus objetivos é a contratação de convênios com entidades que buscam a resolução de seus conflitos, ou de seus associados, por formas mais céleres e baratas. Assim, podemos elencar os seguintes:

Convênios com o Poder Judiciário

Convênio firmado com os Juizados Especiais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul para atendimento através da mediação junto aos conciliadores.

Convênio firmado com os Juizados Especiais da cidade de Cuiabá, Mato Grosso, para a criação de escritórios de mediação junto a alguns desses Juizados.

Convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina para capacitar mediadores e conciliadores para o atendimento das Casas da Cidadania.

Convênio com o Fórum de Balneário Camboriú, SC, para prestar serviços de Mediação Familiar.

Convênio firmado com a Defensoria Pública do Estado do Pará para capacitar mediadores e árbitros e supervisionar seus trabalhos junto ao Núcleo do Jurunas.

Convênios com o Poder Executivo

Convênio firmado com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Estado do Paraná, criando no âmbito da Defensoria Pública do Paraná, o setor de mediação para atendimento à comunidade e estágios para os aspirantes a mediadores.

Convênio firmado com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Estado de Minas Gerais, criando no âmbito da Defensoria Pública de Minas Gerais em Belo Horizonte, o setor de mediação para atendimento à comunidade e estágios para os aspirantes a mediadores.

Convênio firmado com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul, criando no âmbito da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul em Campo Grande, o setor de mediação para atendimento à comunidade e estágios para os aspirantes a mediadores.

Convênio com a Prefeitura de Camboriú, SC, para supervisionar o serviço de Mediação da Primeira Casa da Cidadania do Estado.

Convênios com Entidades de Direito Privado e Representação Comunitária

Convênio firmado com a Universidade de Cuiabá UNIC, Mato Grosso, criando um escritório de Mediação para atendimento da comunidade e de estágio para os aspirantes a mediadores.

Convênio firmado com a Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, para formar a Pastoral de Mediação.

Convênio firmado com o Departamento Jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, criando um escritório de Mediação.

Convênio firmado com o Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns’ da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, criando um escritório de Mediação.

Convênio firmado com o Conselho Municipal da Condição Feminina da cidade de Curitiba (PR), criando um escritório de Mediação para atendimento da comunidade e de estágio para os aspirantes a mediadores.

Convênio celebrado entre o SESCAP e mais treze sindicatos, incluindo cláusula de mediação em convenção coletiva de trabalho, para solução de conflitos trabalhistas onde figurarem membros destes sindicatos.

Convênio celebrado com AVAIDS (ONG dedicada a assistir portadores do vírus da AIDS e seus familiares), criando escritório de mediação.

Convênio celebrado com ABEM (ONG dedicada a assistir portadores de esclerose múltipla), criando escritório de mediação.

Convênio celebrado com ABF – Associação Brasileira de Franchising, criando escritório de mediação, para conflitos entre franqueadores e franqueados.