O IMAB - INSTITUTO DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DO BRASIL é uma entidade civil sem fins econômicos, criada em 1994, com o fim de promover a pesquisa, a divulgação e o desenvolvimento técnico e científico dos métodos não-adversariais de resolução de conflitos.

A criação do IMAB foi movida pela busca de soluções adequadas, face ao incremento da litigiosidade e da violência na sociedade brasileira, procurando oferecer ao cidadão a possibilidade de escolha do método mais adequado para a resolução de seu conflito, promovendo com isso uma convivência mais harmônica e pacífica.

Em razão da excelência na realização de seus cursos,o IMAB foi convidado pelo Ministério da Justiça de Portugal a capacitar os primeiros mediadores para os Julgados de Paz em 2001 e ampliar o número de mediadores capacitados em 2003 e 2004 naquele país.

Posteriormente, em 2005, foi convidado pelo Escritório dos Direito Humanos da Organização das Nações Unidas em conjunto com o Ministério da Justiça de Angola desenvolver um plano de implementação da mediação e arbitragem em terras angolanas, no bojo da Reforma do Judiciário e de ampliação do Acesso a Justiça. No mesmo ano foi convidado acapacitar os Defensores Públicos do Estado do Pará e implementar o primeiro Núcleo de Mediação brasileiro junto a Defensoria Pública.

Em 2006, o IMAB foi convidado a iniciar outro projeto com o objetivo de implementar a mediação de conflitos em Cabo Verde, por intermédio de uma programação aprovada pelo Ministério da Justiça daquele país com financiamento do Banco Mundial.

Em 2007, o IMAB foi convidado pela Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo a ser o braço técnico de um projeto de reciclagem de mediadores que atuam junto aos Centros Integrados da Cidadania na periferia da grande São Paulo e de cidades como Guarulhos e Campinas e do CEBEPEJ – Centro Brasileiro de Estudos sobre o Poder Judiciário, para capacitação de conciliadores judiciais nas Comarcas do Interior do Estado de São Paulo.

Desde 2008, o IMAB vem desenvolvendo programas de reciclagem para mediadores do Programa de Mediação de Conflitos e do Projeto Mediar da Secretaria de Defesa da Cidadania do Estado de Minas Gerais.

O IMAB foi entidade parceira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e da Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça para capacitação em mediação de agentes comunitários no âmbito do Programa de Justiça Comunitária.

O IMAB vem desenvolvendo capacitações em Mediação Transformativa com um dos seus autores Professor Joseph Patrick Folger. Desde 2013, o IMAB retomou sua consultoria junto ao Ministério da Justiça de Angola para capacitar profissionais e desenvolver Centros de Resolução de Litígios naquele país.

O IMAB retomou sua consultoria junto ao Ministério da Justiça de Cabo Verde para capacitar profissionais e desenvolver Centros de Mediação nas Casas de Direito daquele país.